Diabetes e Hipertensão

hipertensão

Embora sejam doenças diferentes, a Diabetes e a Hipertensão caminham lado a lado e exigem muitos cuidados e atenção no tratamento.

hipertensão

Pesquisas revelam que o número de diabéticos no Brasil cresceu mais de 61% em 10 anos, passando de 5,5% em 2006 para 8,9% da população em 2016. O número de casos de Hipertensão também é alarmante no país, pois cerca de 30 milhões de brasileiros sofrem com a doença.

A partir disso, uma pesquisa feita pela VIGITEL 2011 apontou que 5,6% da população brasileira com Hipertensão, também porta Diabetes entre os tipos 1 e 2. Os cuidados e os riscos dos portadores dessas duas doenças são dobrados, uma vez que o tratamento deve ser realizado de forma correta nos dois casos.

As dúvidas em relação ao desenvolvimento tanto de Diabetes quanto de Hipertensão são frequentes, e muitos mitos foram criados em torno do assunto. Mas afinal, o que uma doença tem a ver com a outra?

Qual é a relação entre Diabetes e Hipertensão?

As condições para o aparecimento das duas doenças são geralmente as mesmas, portanto, quem sofre com Hipertensão pode também acabar desenvolvendo Diabetes tipo 2.

O que é Diabetes?

diabetes

Diabetes é uma doença caracterizada pelo alto índice glicêmico no sangue. Ela ocorre quando as células beta do pâncreas não produzem o suficiente do hormônio insulina para o organismo. A insulina é responsável pela entrada da glicose nas células, para que possa ser usada como energia. Quando há uma falha na produção desse hormônio, o açúcar acaba não entrando nas células, indo diretamente para o sangue, causando a hiperglicemia.

A Diabetes é classificada em:

Diabetes tipo 1 (DM1) – Pode ocorrer em qualquer idade, porém é mais comum em crianças e jovens. Essa diabetes se caracteriza pela falha no sistema imunológico que faz com que os anticorpos ataquem as células que produzem o hormônio insulina no pâncreas. Quando isso acontece, o nível de produção de insulina diminui, não sendo suficiente para levar o açúcar para as células.

Diabetes tipo 2 (DM2) –  Diferente da Diabetes 1, quem possui Diabetes tipo 2 sofre com uma resistência que seu próprio corpo cria contra a insulina. Isso faz com que o funcionamento das funções da insulina no organismo sejam prejudicadas porque o organismo não a usa corretamente para levar a glicose para as células.

Diabetes Gestacional – Os hormônios produzidos pela placenta na gestação provocam uma resistência à insulina, causando o açúcar no sangue. A Diabetes Gestacional ocorre geralmente a partir do terceiro mês de gravidez, mas desaparece após o parto.

Outras Diabetes – Outros tipos de Diabetes são bem raros, mas podem acontecer devido a defeitos genéticos nas funções da célula beta, defeitos genéticos na ação da insulina, doenças no pâncreas e uso de alguns medicamentos.

O que é Hipertensão?

pessoa medindo a pressão

A Hipertensão Arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é o aumento da pressão que faz o sangue circular pelas veias. Isso ocorre geralmente porque há uma resistência e endurecimento dos vasos sanguíneos, o que exige uma força maior do coração para o bombeamento de sangue.

Quando o coração bate, ele contrai e bombeia o sangue através das artéria para todo o corpo, fazendo com que a força usada crie uma pressão (pressão sistólica) sobre as artérias. Quando o coração está em repouso entre uma batida e outra, é possível também medir a pressão nas artérias, conhecida como pressão diastólica.

Quem tem Diabetes pode desenvolver Hipertensão? Quais são os Riscos?

A resistência à insulina causada pela Diabetes pode desencadear um quadro de Hipertensão. Isso ocorre porque o acesso das células à glicose fica comprometido, levando o açúcar para o sangue, o que influencia no endurecimento das artérias e aumento da pressão.

Além disso, o portador de Diabetes é propenso a sofrer com problemas renais. Isso acontece porque o mau funcionamento dos rins acaba interferindo na eliminação do sal pela urina, e a concentração das substâncias na circulação influencia na pressão das artérias.

Quem tem Hipertensão pode desenvolver Diabetes?

O inverso do caso anterior pode sim acontecer.  A Hipertensão pode ser um fator de risco para o surgimento da Diabetes tipo 2, pois as causas que levam ao surgimento das duas doenças geralmente são as mesmas. Por esse motivo, a conscientização e a prevenção dessas duas doenças são tão importantes. A mudança nos hábitos, não só alimentares, pode ajudar de forma considerativa a evitar novos casos de Diabetes tipo 2 e Hipertensão, além de melhorar a saúde da população em geral.

Como tratar Hipertensão e Diabetes?

Como dito anteriormente, a mudança para hábitos saudáveis é a melhor opção para tratamento e prevenção dessas duas doenças. A prática regular de exercícios físicos moderada, e ter uma dieta balanceada, pobre em carboidratos refinados e sem alimentos com altas quantidades de sódio pode ajudar a controlar os efeitos do açúcar no sangue. Além disso, é preciso ter atenção à manutenção dessas mudanças positivas, pois os portadores das duas doenças têm mais riscos de sofrer com o surgimento de outras doenças cardiovasculares, entre muitas outras.

Fontes:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd05_06.pdf

http://www.facenf.uerj.br/v16n2/v16n2a05.pdf

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *