Dieta para Diabetes

alimentos para diabetes

A Diabetes é uma doença crônica que afeta 12 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Quem convive com essa doença deve seguir hábitos saudáveis por toda a vida, como uma boa alimentação, pois com um tratamento adequado é possível que não haja consequências negativas no futuro.

alimentos para diabetes

Essa doença é caracterizada pela baixa produção ou falta da ação da insulina, causando o aumento da glicose (açúcar) no sangue. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que tem como função levar o açúcar para dentro das células, para que seja usado como fonte de energia. Quando esse hormônio não cumpre o seu dever, porque não foi produzido ou porque possui falhas em seu uso pelo organismo, o açúcar é acumulado no sangue, causando uma série de sintomas como:

  • Sede excessiva;
  • Vontade de urinar muitas vezes por dia;
  • Perda de peso;
  • Muita fome;
  • Demora na cicatrização de feridas;
  • Má circulação, podendo causar formigamento nos pés.

Os dois tipos mais comuns de Diabetes são: o tipo 1 e o tipo 2. Os dois devem ser tratados imediatamente após seu diagnóstico, e uma alimentação balanceada é essencial para que se possa viver uma vida sem complicações.

Várias questões são levantadas quando o assunto se trata de alimentação para pessoas diabéticas, e muitas dúvidas são esclarecidas às vezes de maneira incorreta por conta de mitos sobre o que comer e o que não comer na dieta para diabetes.

Como deve ser a Alimentação de uma pessoa com Diabetes?

alimentos para diabetes

A maioria das pessoas associa a diabetes com uma pequena lista de alimentos que podem ser consumidos. Embora haja sim algumas restrições na dieta, é possível sentir prazer nas refeições apenas substituindo alguns alimentos por suas versões mais saudáveis. No caso de doces, por exemplo, em alguns casos e sob orientação de um especialista, é possível consumir os produtos diet, que apresentam poucas quantidades ou ausência de açúcar, carboidratos, entre outros.

De qualquer forma, a dieta para pessoas portadoras de diabetes deve ser sempre balanceada. Pequenos lanches devem ser feitos nos intervalos entre as refeições, pois assim é possível controlar os níveis de açúcar no sangue, e evitar o consumo de quantidades exageradas numa só refeição por conta da fome.

Frutas para Diabéticos

As frutas são as principais escolhas na hora de substituir os doces industrializados após o diagnóstico de diabetes. No entanto, seu consumo deve ser totalmente moderado, porque elas possuem um açúcar natural chamado frutose que em altas quantidades também pode influenciar no açúcar no sangue. Frutas ricas em carboidratos, como a uva, figo e frutas secas, devem ser evitadas, pois contêm muito açúcar e podem aumentar os picos de glicemia.

frutas

As frutas mais indicadas são aquelas que podem ser consumidas com casca, como a maçã e a laranja, pois a grande quantidade de fibras ajuda a controlar a glicemia.

Geralmente, a quantidade de frutas indicada por especialistas é de 2 a 4 unidades por dia. No entanto, cada fruta possui um valor diferente de carboidrato. 1 unidade média de banana prata contém 10,4 g de carboidrato, já 10 unidades de morango possuem 3,4 g carboidrato, por exemplo.

As frutas ricas em fibras, como a goiaba e o abacate, devem ser consumidas principalmente no café da manhã e nos lanches da tarde. Já outras frutas podem ser usadas como sobremesa após o almoço e a janta.

Portanto, frutas podem ser consumidas por diabéticos desde que sejam em pequenas quantidades. As frutas com bagaço são as mais recomendadas em caso de diabetes, pois possuem muita fibra e oferecem mais saciedade.

Diabéticos do Tipo 2 podem beber sucos de frutas?

sucos de frutas

Outra grande dúvida que surge quando o assunto é dieta para diabetes se trata dos sucos de frutas. Por ter uma quantidade maior de frutas, o suco acaba se tornando mais calórico, o que influencia no aumento de açúcar no sangue. Além disso, ele perde as fibras durante o processo, oferecendo menos saciedade do que a ingestão de frutas, por exemplo.

Os sucos até podem ser incluídos na dieta, desde que sejam indicados por especialistas que dirão qual a quantidade de frutas que pode ser consumida por dia. No entanto, é totalmente recomendável que se prefira comer as frutas na forma normal, uma vez que estudos afirmaram que sucos de frutas podem influenciar no desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Diabéticos podem comer pães e massas?

Grãos integrais não podem faltar numa dieta para diabetes, ou seja, consumir pães e massas integrais que possuam chia, quinoa ou linhaça é recomendado. Esses grãos são ricos em fibras e ajudam no controle de glicemia, dando saciedade durante mais tempo.

pão integral

Alimentos com aveia também são indicados em forma de pães, pois suas fibras ajudam a controlar os picos de açúcar no sangue.

É importante lembrar que a farinha branca encontrada em alimentos como pães e massas não é indicada numa dieta para diabéticos, e deve ser evitada devido ao grande índice e carga glicêmico.

Como dito anteriormente, a farinha integral é a melhor opção para continuar ingerindo pães nas refeições. No entanto, seu consumo também deve ser moderado porque apesar de conter muitas fibras, os grãos integrais também possuem alta carga glicêmica.

Alimentos que Diabéticos devem Evitar

Como praticamente em todas as dietas, os portadores de diabetes devem evitar principalmente carboidratos refinados e açúcar branco, como bolos, biscoitos, pães e arroz branco, mel, sucos industrializados e refrigerantes. O sal deve ser reduzido, e frituras devem ser substituídas por grelhados e assados.

Bebidas alcoólicas, exceto vinho e cerveja em quantidade moderada, devem ser totalmente excluídas do cardápio para diabetes, pois o álcool afeta negativamente no metabolismo da insulina.

Como dito anteriormente, frutas ricas em frutose como uvas, frutos secos e figos não são indicadas na dieta para diabetes. Quando consumidas, devem ser em uma pequena quantidade.

Fontes: 

https://www.diabetes.org.br/publico/pdf/manual-nutricao-publico.pdf

http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/guia_diabetes.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *